Como identificar e ultrapassar os obstáculos da vida

Girls can do anything!

“Ao longo da vida, deparamo-nos com uma variedade imprevisível de obstáculos. A identificação e superação dos mesmos pode construir um desafio. Quase sempre a solução está a nossa frente, nós é que não reconhecemos. Conheça alguns passos que poderão ajudar a enfrentar as barreiras da sua vida.”

  1. Saia da sua rotina e vá para um lugar tranquilo, de preferência junto à natureza. Respire muitas vezes de forma profunda. A respiração   que normalmente fazemos é automática e usa apenas 30 a 40% da capacidade do nosso pulmão, espere 2 ou 3 segundos e expire pela boca. Repita esse processo algumas vezes , uma vez que permite uma melhor oxigenação no cérebro, limpa a mente e ajuda a ver as coisas com mais clareza. É um passo simples que é muito eficiente no que diz a respeito à concentração.
  2. Comece a  lembrar-se do que o incomoda. Utilize uma caneta e papel para estabelecer uma relação entre essas coisas. A primeira surpresa que irá ter é que a sua lista vai ser bem menor que imaginava. Ao tentar escrever sobre seus problemas, irá constatar que a maioria se resume apenas a uma frase. Coloque-os enumerados numa lista, guarde-a e não pense em cada problema ali escrito. Gaste seu tempo em possíveis soluções para cada elemento dessa lista. Comece pelo mais simples de ser resolvido.
  3. Se está mal com alguém, procure resolver essa situação. Quanto maior a proximidade a essa pessoa, maior o sofrimento. Pondere sobre a razões que não tornaram possível a resolução deste problema. O conflito entre pessoas constitui  um “fardo” pesado, uma vez que o indivíduo passa semanas, meses e até anos com essa mágoa. A verdade é que somos fracos, pois escondemo-nos atrás da mágoa e preferimos o ódio. É necessária muita coragem. humildade e determinação para perdoar. Não importa o quanto a outra pessoa é culpada. Não estamos a procurar de quem é a culpa ou de que tem que pedir perdão, mas sim a paz de espírito e a liberdade de ser feliz sem “fardos” pesados.
  4. Na sua lista podem aparecer diversos aspetos  que deseja solucionar. Elabore o caminho que necessita de seguir para resolver essa questão e procure determinar onde se desviou. Questione porque foi difícil e se foi apenas o adir da situação que a tornou aparentemente tão volumosa. Não permita que aconteça novamente e que veja se não é melhor colocar a situação atrás das costas como se nunca tivesse existido. É como soltar um saco peado e começar a andar sem peso. Por mais simples que pareça, funciona. Decide apagar esse problema e veja como fica mais leve. Priorize os problemas que ainda permanecem na sua lista.
  5. Verifique se necessita da ajuda de um familiar, de um amigo de confiança ou de profissional. O envolvimento de outra pessoa transmite-lhe segurança relativamente ao caminho que seguiu e ao que pensa que será a solução. O salmista David diz: “Na multidão de conselho há sabedoria”. É importante identificar tudo o que é problemático e aceitar esse fato. Prometa a si mesmo que vai agir com intuito de eliminar esses obstáculos que lhe impedem de ser feliz, independentemente das dificuldades e das decisões complicadas.
  6. A sua mente é um campo de batalha. Tem que eliminar, para além dos obstáculos e problemas, tudo o que lhe causa pesar, dor, sofrimento e desgaste. Fique atento aos momentos onde começa a pensar nos problemas. Quando tenta dormir e não consegue, deve ler ou fazer uma oração, de modo a desviar os pensamentos da sua mente. Nunca deve divagar nos problemas e perturbar o seu descanso.
  7. Crie hábito de se sorrir ao espelho. É uma terapia simples que melhora significativamente a maneira de começar o dia. Escreva uma frase de otimismo e lembre-se de se for no objetivo de ser feliz. Mantenha pensamentos positivos e sorria para quem olha para si. Vai ver que é bom ver o seu sorriso retribuído.
  8. Mantenha-se firme, mas não espere que seja fácil. Apesar de a sua vida ser melhor utilizando esses passos, hão-de aparecer problemas e situações novas com que lidar. É importante manter o controle sobre a situação e não se deixar ir abaixo. Levante-se e lembre-se que tem um objetivo muito especial: Ser feliz.
  9. Esteja sempre presente na vida das pessoas que o amam e lhe querem bem. Eles fornecem a estrutura e a força para enfrentar as situações difíceis. Nunca se esqueça que seu mais amigo já passou por tudo. Jesus é seu maior aliado na felicidade. Converse com ele todos os dias ao levantar-se da cama.
  10. SEJA FELIZ!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s